Mobilize-se!

Povo guerreiro na luta de auto-demarcação dos territórios tradicionais
Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul.

Para ajudar:
Você pode doar qualquer quantia para:
Banco do Brasil (Número do banco: 001)
Agência: 0078-7
Conta: 41067-5
Titular: Genito Gomes
CPF: 726.472.301-10

Tem algo que queira doar? 
Fale com o Genito: +55 67 99967-4097 (voz e sms) | +55 67 99100-2416 (WhatsApp). Ajudem também a espalhar esta mensagem entre outras pessoas que também puderem colaborar.

O Guaiviry e nós agradecemos desde já.

Apoie o Tekoha Guaiviry

Viver num território retomado é como viver numa zona de guerra. As ameaças são constantes: carros e viaturas que rondam, drones que passam sobrevoando, desconhecidos que chegam a qualquer tempo. Há muitos casos de contratação de seguranças privados, nomeados entre nós indígenas de pistoleiros para ameaçar mas também para ferir e até mesmo matar. A alimentação é custosa e não há recursos para reimplmentar as roças tradicionais em conjunto com a coleta e a caça nas matas nativas. Até mesmo os remédios tradicionais são muito difíceis de encontrar.

Os agrotóxicos lançados sobre os grandes campos de monocultura contaminam as águas e a gente. Doando para nossa campanha permanente, os recursos serão utilizados para apoiar nossa luta e tornar nossa sobrevivência cotidiana possível com a aquisição de alimentos, roupas, remédios, sementes, insumos para prática agrícola e materiais para fazer e refazer nossas casas.

 

Em Memória de Nísio Gomes - 18 de Novembro

Todos os anos, no dia 18 de novembro, a comunidade de Guaiviry Yvy Pyte Y Jere realiza um encontro convidando lideranças Guarani-Kaiowá e apoiadores da luta para rememorar o cruel assassinato do líder Nísio Gomes. Nísio foi morto por diversos disparos feitos por um “pistoleiro” (nome que se dá na região a agentes de segurança privada que trabalham e matam para o agronegócio).

Além de Nísio, balas de borracha deixaram marcas em corpos de outros jovens que participavam do processo de retorno ao território originário cuja demarcação já devia ter sido realizada há muito tempo (pelo texto constitucional, desde 1993).

O corpo de Nísio foi levado pelos bandidos e seus familiares, parceiros, companheiros, compadres, comadres nunca tiveram a chance de vela-lo ou enterra-lo no território ao qual ele pertencia. O julgamento do caso, que só começou em 2014, ainda não terminou. Sob a liderança do filho de Nísio, Genito Gomes, a comunidade realiza – com grande dificuldade e muita garra – um grande encontro político de elaboração desse luto doloroso, da resistência, do intercâmbio e fortalecimento das lideranças indígenas da região.

O tekoha não dispõe de nenhuma verba para custear a alimentação e o transporte dos anfitriões e seus convidados. Lançamos então esta rede de apoio em prol do Guaiviry, para sensibilizar e mobilizar apoiadores que possam contribuir da forma que puderem para a realização deste importante evento.

Os direitos dos Guarani e Kaiowá – e os de todos os povos indígenas do país – são cada vez mais ameaçados, a violência cada vez mais acirrada, o cumprimento da constituição e a proteção da vida cada vez menos garantidas por num contexto autoritário, que opera políticas abertamente anti-indígenas. Basta de violência e sangue indígena derramado! É necessária a articulação política e a união de forças das lideranças indígenas!

É urgente a conscientização da sociedade brasileira em relação à realidade dessas comunidades, cada vez mais ameaçadas pelo agronegócio e pela ocupação predatória da terra, cada vez mais desamparadas pelo poder público!

Para ajudar:
Você pode doar qualquer quantia para:
Banco do Brasil (Número do banco: 001)
Agência: 0078-7
Conta: 41067-5
Titular: Genito Gomes
CPF: 726.472.301-10

Tem algo que queira doar? 
Fale com o Genito: +55 67 99967-4097 (voz e sms) | +55 67 99100-2416 (WhatsApp). Ajudem também a espalhar esta mensagem entre outras pessoas que também puderem colaborar.

O Guaiviry e nós agradecemos desde já.

Abril indígena

O dia do índio é todos os dias! Mas nós aproveitamos o dia 19 e o mês de abril para criar uma grande mobilização de nossos/nossas redes de apoio. Nesse período, mande sua mensagem para a comunidade, faça perguntas e procure saber mais da nossa história. Estamos aqui, dispostos a dialogar.

Utilize nossas redes: whatsapp Genito, whatsapp Dadai e whatsapp Antônio: https://www.facebook.

Apoie o Tekoha

Nós agradecemos desde já

Para ajudar:
Você pode doar qualquer quantia para: Banco do Brasil (Número do banco: 001) Agência: 0078-7 Conta: 41067-5 Titular: Genito Gomes CPF: 726.472.301-10.

Tem algo que queira doar?
Fale com o Genito: +55 67 99967-4097 (voz e sms) +55 67 99100-2416 (WhatsApp) Ajudem também a espalhar esta mensagem entre outras pessoas que também puderem colaborar.

O Guaiviry e nós agradecemos desde já.

Utilize nossas redes: 

Contato

anetetekaiowa@gmail.com

(67) 9 9967-4097

Translate